Em 12 de novembro de 2016, a realização da oficina “Economia Solidária e Saúde Mental: Inclusão pelo trabalho”, promovida pela parceria entre a Trilhas – Incubadora Social Marista, Terapia Ocupacional da UFPR e Diretoria de Saúde Mental da Prefeitura de Curitiba, possibilitou o encontro entre diferentes pessoas e instituições, as quais encontraram como denominador comum a importância da configuração de uma rede regional que pudesse mobilizar ações para o fortalecimento da interface entre os campos da Economia Solidária e da Saúde Mental.

A partir de então, membros de diferentes instituições vêm debruçando esforços para a configuração da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana, com a criação, em 2017, da LIBERSOL.

A LIBERSOL é espaço de articulação apartidário que congrega instituições e pessoas interessadas em promover ações para fortalecer os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Economia Solidária, buscando, ainda, contribuir com empreendimentos econômicos solidários da região.

A LIBERSOL organiza suas ações pautada em três eixos:

  1. Apoio a empreendimentos econômicos solidários, com foco em empreendimentos que incluam pessoas em vulnerabilidade social;
  2. Construção de conhecimento sobre a Economia Solidária, pois acreditamos que somente por meio da construção conjunta de conhecimento que conseguimos enxergar o outro e caminharmos para uma sociedade sem exploração, marcada pela solidariedade e apoio mútuo.
  3. Incidência Política, pois acreditamos que a Economia Solidária, a inclusão social e a criação de possibilidades de trabalho solidário devem ser apoiadas por políticas públicas sensíveis às demandas de nossa população.

A LIBERSOL se encontra nas últimas quintas-feiras de cada mês das 18h30min às 20h30min no prédio da Terapia Ocupacional da UFPR, localizado no campus Botânico, Av. Pref. Lothário Meissner, 632.

Conheça nossas ações, clique aqui e seja um apoiador LIBERSOL!

Venha fazer parte!